O Líder Coach

Muito se tem falado e escrito sobre este papel que o líder desempenha com sua equipe. O termo é inglês e seu  primeiro significado é carruagem, sendo  de origem húngara – o nome de uma cidade que produzia carruagens. No dicionário Michaelis, além de carruagem, encontramos ainda o significado de treinador e professor.

Se analisarmos a origem e primeiro significado do termo – carruagem – percebemos que tem o sentido de movimento, pois o coach carrega as pessoas de um lugar para o outro.

Nos Estados Unidos, coach é a figura do treinador de equipes esportivas – aquele que estimula, desafia, orienta, corrige o que está fora do escopo, reconhece, comemora

Toda esta analogia transportada para o papel do líder nos lembra que ser coach da equipe significa tudo isso – estimular, desafiar, direcionar, corrigir, reconhecer, comemorar e, principalmente – conduzir a equipe de um lugar – o lugar do desempenho médio ou subdesempenho – para o lugar da excelência e alta performance.

Por outro lado, o grande dilema do líder é equilibrar o desenvolvimento das pessoas – que leva tempo, com os resultados a curto prazo que é demandado a entregar. Este é um dos desafios pois o líder deve combinar  a paciência de um professor com a agilidade e ritmo de um executivo, simultaneamente.

Um cliente,  executivo de sucesso e liderança reconhecida em sua área de atuação, tem levado sua empresa ao crescimento sustentável. Sua equipe o julga exigente pois ele não aceita resultados “mais ou menos”, morosidade nos processos, falta de assunção de responsabilidade, falar “dos outros” ao invés de  para os outros”, falta de verdade e assertividade. Seus feedbacks são precisos, afiados, pontuais ( não deixa para depois) , diretos e verdadeiros. Em geral as pessoas não estão acostumadas com isso, preferem a ilusão do “ está tudo bem” a realidade do “não está bem e precisa mudar para melhorar”. Isto incomoda, faz com que cada um queira se livrar do incômodo e do desconforto de ter sua auto imagem profissional abalada. Nesta hora as pessoas se auto rotulam de incompetente. Então há duas saídas: ou fica grudado neste rótulo maldizendo o chefe, ou toma uma atitude para sair do incômodo melhorando o desempenho ou o comportamento. Este é o grande objetivo do papel de coach de um líder.

Por outro lado, o líder coach  comemora os resultados, parabeniza individual e publicamente, fala espontaneamente palavras de reconhecimento para contribuições de valor, é justo e respeitoso na comparação das diferenças individuais.

Esta atuação como líder  coach leva as pessoas de sua equipe de um lugar a outro , da situação atual para a situação ideal, do real para o desejado.

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